25 de nov. de 2010

ATÉ O SÉCULO IV ESCRITA ERA UMA BAGUNÇA

? Como surgiram os primeiros sinais de pontuação ?

Os primeiros sinais de pontuação surgiram no início do Império Bizantino (330 a 1453). Mas sua função era diferente das atuais. O que hoje é o ponto final servia palavra da outra. Os espaços brancos entre palavras só apareceram no século VII, na Europa. Foi quando o ponto passou a finalizar a frase. O ponto de interrogação é uma invenção italiana, do século XIV. O de exclamação surgiu no século XIV. Os gráficos italianos também inventaram a vírgula e o ponto e vírgula no século XV (este último era usado pelos antigos gregos, muito antes disso, como sinal de interrogação). Os dois pontos surgiram no século XVI. O mais tardio foi a aspa, que surgiu no século XVI. Tudo foi ficando mais claro com o aumento da importância da escrita.

Fonte: Revista Superinteressante. Junho/1997 p.26.

7 comentários:

Professora Cida Oliveira disse...

Que lindo esse espaço! Parabéns...eu estou orgulhosa dos organizadores desse blog ...pois dei aulas nessa querida escola (Ermelino de Leão) por quase 24 anos, onde me aposentei em meados de 2003! Eu sou aquela "fessora" que gostava de "facilitar" a aprendizagem com minhas 'peças de teatro" paródias...quem tá lembrado (a)??? A partir de 2008... Deus, me abriu várias "portas" na internet, e eu continuo interagindo na Educação pela graça do Pai.(se quiserem ver alguns de meus vídeos educativos ...procurem no yutube por "poetadeira" e meu blog pessoal é (cidaescritora.blogspot.com) Fiquem com Deus!

Professora Cida Oliveira disse...

Desculpem pelo lápso ao invés de escrever "You Tube" escrevi..."yutube'

Professora Cida Oliveira disse...

DENGUE: DICAS PARA EVITAR (fonte ...um "email"...que recebi..)

.DENGUE: DICAS PARA EVITAR Postado por Ninita Lucena Fernandes em 17 fevereiro 2011 às 8:40
Enviar mensagem Exibir blog de Ninita Lucena Fernandes
.Repelente barato, cheiroso e eficaz! Leiam, não é só para o mosquito da dengue. Estou repassando, por entender tratar-se de uma solução fácil para um problema que vem se arrastando e adoecendo tantas pessoas. Se for possível, repassem. Senhores, volto a insistir, com tanta chuva, está sendo impossível controlar poças d'agua e criadouros, como sabem. Estou fazendo um trabalho de formiguinha e está dando certo. Este repelente caseiro, ingredientes de grande disponibilidade, fácil de preparar em casa, de agradável aroma, econômico. Em contato com pessoas, tenho notado que não se protegem, estão reclamando que crianças estão cheias de picadas. Tenho distribuído frascos como amostra, todos estão aderindo. Já distribuí 500 frascos e continuo. Mas, sou sozinha, trabalhando com recursos próprios, devido ao grande número de casos de dengue, não consigo abranger. Gostaria que a SUCEN sugerisse aos municípios distribuir este repelente (numa emergência) nos bairros carentes com focos da dengue, ensinando o povo para futuramente preparar e usar diariamente, como se usa sabonete, pasta de dente. Protegeria as pessoas e ao mesmo tempo, diminuiria a fonte de proteína do sangue humano para o aedes maturar seus ovos, atrapalhando assim, a proliferação. Não acham que qualquer ação que venha a somar nesta luta deveria ser bem vinda? DENGUE I: FAÇA O REPELENTE DOS PESCADORES EM CASA: 1/2 litro de álcool;- 1 pacote de cravo da Índia (10 gr);- 1 vidro de óleo corporal de criança (100ml) Deixe o cravo curtindo no álcool uns 4 dias agitando, cedo e de tarde; Depois coloque o óleo corporal (pode ser de amêndoas, camomila, erva-doce, aloe vera). Passe só uma gota no braço e pernas e o mosquito foge do cômodo. O cravo espanta formigas da cozinha e dos eletrônicos, espanta as pulgas dos animais. O repelente evita que o mosquito sugue o sangue, assim, ele não consegue maturar os ovos e atrapalha a postura, vai diminuindo a proliferação. A comunidade toda tem de usar, como num mutirão. Não forneça sangue para o aedes aegypti! Ioshiko Nobukuni Sobrevivente da dengue hemorrágica. xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxx Queridas(os) amigas(os) vamos fazer parte dessa batalha e vencer essa guerra. Compartilhar Twitter Facebook
Tags:

NOTA:


Este é um assunto ...que interessa a todas pessoas que visualizam ajudar o próximo, notadamente, quando se trata se preservação da saúde e vida...Sempre que posso e que uma notícia me chama a atenção, eu procuro, com todo carinho
e respeito pela "autoria'" de quem escreveu e ou postou primeiro a notícia...divulgá-la, para o bem comum de todos.(crivo de Maria Aparecida de Oliveira Curitiba Paraná Brasil)

Professora Cida Oliveira disse...

Eu vou mostrar para você como se faz um "acróstico"..

poetadeira Maria Oliveira
Eu vou mostrar para você como se faz um "acróstico"..escreva a palavra de "pé" exemplo:A-mor-M-eu-O-rgulho R-eluzente.(.poetize as palavras)


poetadeira Maria Oliveira
Vamos acrosticar? a palavra é.."Educação" Eduque, Dizer Não, Urge saber, Criança é. A esperan Ça,..e luz, A brilhar, O horizonte (Curitiba)

poetadeira Maria Oliveira
Vamos acrosticar? a palavra é."Brasil" B-rasil, pátria, R-idente, A-gora tens, S-ua 1ª presidenta, I-nvestindo, L-abor de Mãe (Curitiba)


poetadeira Maria Oliveira
E vamos que vamos acrosticar? a palavra é."Deus" D-eus me ajude, E-me proteja, U-nge a mim e família Salve a todos que te creem ( Curitiba)

poetadeira Maria Oliveira
E vamos que vamos acrosticar? a palavra é.. "mel" M-el é doce, como mel E-saboroso, como o beijo L-indo e cândido de uma mãe! (Curitiba)

poetadeira Maria Oliveira
Eu vou mostrar para você como se faz um "acróstico"..escreva a palavra de "pé" exemplo:A-mor-M-eu-O-rgulho R-eluzente.(.poetize as palavras)

NOTA: autor:Maria Aparecida de Oliveira-Curitiba Paraná Brasil...e postou no twitter
como:'poetadeira"

Aventureira das palavras
Publicado no Recanto das Letras em 21/02/2011
Código do texto : T 2806781
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons...
Postado por Professora Cida Oliveira às 18:13 0 comentários

Professora Cida Oliveira disse...

Rap da Cida... Se você é professor....
De: poetadeira | 14/09/2011 | 1 exibições

Carregando...
Esse vídeo " Rap da Cida... Se você é professor....mp4o " acredito eu...tem muito a ver com a Educação. Fiquei muito decepcionada, quando o enviei para o You Tube...e ele foi "rejeitado" , disseram que por ser muito longo.... No entanto, pela fé, eis que aumentaram o tempo ...para meus vídeos. Está aparecendo no meu Canal o seguinte:"Parabéns! Sua conta agora está habilitada para fazer uploads superiores a 15 minutos. Clique no botão "Upload" abaixo para selecionar um vídeo. " Devido a essa notícia, confio em Deus, que agora vai dar para carregar esse vídeo! Obrigada euipe e responsáveis do You Tube!
... (mais informações)
(menos informações)

http://youtu.be/8AsY_hERpyY
Postado por Professora Cida Oliveira às 13:25 0 comentários Links para esta postagem

Professora Cida Oliveira disse...

sábado, 21 de julho de 2012
Dizem que hoje é.."Dia do Amigo" e ou seja ..21 de julho..


Dizem que hoje é..pessoal.


Dia do Amigo da gente...

mas eu, digo, que é todo dia...

quando o amigo é bem presente!

Dizem que vinte e um de julho no Brasil?

é..o "Dia do Amigo", mas, porém, eu digo:

Amigo, faz parte da gente, do nosso viver,

das nossas lembranças???? dos nossos momentos?

dos nossos passeios somente???

dos nossos momentos difíceis????

dos nossos familiares presentes???

dos nossos patrões..conscientes??

dos nossos operários tão dedicados?

da nossa Educação, transformadora?

dos nossos educadores, abnegados?

da nossa juventude, ávida por apreender,

informações corretas, que lhe permita, a cidania?



Dia do Amigo!!! Onde estão os meus Amigossss!!

Eu amo todos vocês!!! e o maior de todos os meus Amigos é O Meu Deus!!!em Cristo Jesus!!!



autor: Maria Aparecida de Oliveira -Curitiba Paraná Brasil.

(texto escrito em 21 de julhoi de 2012, por Maria Aparecida de Oliveira)

Aventureira das palavras
Eviado por Aventureira das palavras em 21/07/2012.
Código do texto:T3789563
Copyright (c) 2012 todos os direitos reservados. Você não ppode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.



Postado por Professora Cida Oliveira às 07:24 Nenhum comentário:

Professora Cida Oliveira disse...

natal, não é seu aniversário, é o de Jesus,

a Festa é dEle...presentes também..



minha mente .é de Jesus
e a sua também é..
está escrito na bíblia
eu já li e creio nela
depois que amadureci
quando me aposentei
do magistério, busquei
na palavra, ao Senhor..
Eu digo, que eu passei
a entender muitas coisas
na ignorância, dela, vivia
analfabeta, do poder dela,
da palavra, que se concerne
no próprio Deus, todo dia!
e, todos os anos "natal"..
desde criança, sabia..
que era dia do Aniversário
de Jesus Cristo, no mundo
mas, confesso, intrigava-me,
ao passo que eu crescia..
vendo grandiosas festanças..
e, ou sabendo notícias delas..
nos lares onde a abastança,
corria solta, nos gastos.
então não me conformava
em tamanha diferença..
uns tão pobres, pobrezinhos
e outros nadando no bem estar..
mas, depois de buscar na bíblia,
pude entender, melhor
que pobres, sempre vão existir
tá escrito, (são aqueles, que
não estão aos pés de Jesus
feito Maria, que adorava Jesus,
banhando-lhes os pés, com perfume
enquanto, Marta, cuidava dos afazeres
da casa, impaciente, com tudo.reclamou
com Jesus, mas Ele disse-lhes:
-"Marta, Marta, Maria escolheu o melhor
..estar aos pés de Jesus"
Então, o melhor que temos a fazer,
é celebrar o Natal, com o melhor,
de nós mesmos, "o nascimento de Cristo,
em cada um de nós, através de nossa fé"
confiando totalmente e confiantemente
no Senhor Deus, que criou o céu e a terra
que nos fez á sua semelhança.e nos deu
o seu bem maior, Jesus Cristo, o Senhor
para morrer, por cada um de nós, nos resgatar
das mãos , do sequestrador, o diabo..
do império das trevas, para nos fazer assentar..
no Reino da Luz ó glória! Natal..Natal de Jesus,
Natal, em que Cristo nasceu.onde o Verbo se fez carne
e onde a Virgem Maria, lhe deu a Luz! Os Parabéns são
pra quem?..pra você, que não, nem pra mim, mas pra Ele,
o nosso Deus Todo Poderoso, o Altíssimo em 07/12/2015- Curitiba Paraná Brasil E o melhor presente acredito, é praticar os mandamentos de Deus autor:Maria Aparecida de Oliveira Curitiba Paraná Brasil.

Nossa Escola

Nossa Escola